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INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA

MUNICIPAL DE PEDRAS DE

FOGO

IPAM

Perfil Atuarial: I

Porte: Médio

RELATÓRIO DE GESTÃO ATUARIAL 2025

MUNICÍPIO DE PEDRAS DE FOGO/PB

Data de Elaboração: 29/07/2025

Data de Referência: 31/12/2024

Victor Lincoln

Atuário MIBA nº 3.624

SUMÁRIO

  • 1) Introdução 2
  • 2) INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE PEDRAS DE FOGO -IPAM 2
  • 3) Análise comparativa das últimas Reavaliações Atuariais 3
  • 3.1) Base Cadastral 4
  • 3.2) Receitas e Despesas projetadas e executadas 5
  • 3.3) Evolução dos Resultados Atuariais – Análise Atuarial 6
  • 3.4) Evolução da situação financeira 7
  • 4) Considerações Finais 8
1

INTRODUÇÃO

Em conformidade com as exigências estabelecidas pela Secretaria de Previdência, para obtenção da Certificação da modernização da Gestão do instituto de previdência, o presente Relatório de Gestão Atuarial tem como finalidade acompanhar os resultados atuariais dos planos de benefícios do IPAM - PEDRAS DE FOGO, assim como o respectivo plano de custeio, fornecendo suporte técnico à tomada de decisões e contribuindo para o alinhamento com as orientações estabelecidas pelo Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão RPPS, conforme Portaria MPS nº 185/2015.

Gestão Atuarial

Envolve um conjunto de ações direcionadas ao monitoramento contínuo e à reavaliação frequente dos passivos atuariais, das hipóteses utilizadas, das premissas biométricas e econômicas, e dos métodos de financiamento aplicados. Essas ações têm como objetivo garantir a solvência, o equilíbrio financeiro e atuarial, e a sustentabilidade de longo prazo do plano de benefícios.

Este relatório tem como base os resultados da Avaliação Atuarial 2025, com data de referência em 31/12/2024, além de contemplar a análise dos resultados obtidos nas últimas 2 reavaliações anteriores a essa, apresentando o comparativo e a evolução das receitas e despesas projetadas e executados de cada exercício.

2

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE PEDRAS DE FOGO - IPAM

Instituto de Previdência Municipal de Pedras de Fogo (IPAM) é uma autarquia municipal vinculada à prefeitura de Pedras de Fogo (PB), cujo objetivo principal é gerir o regime próprio de previdência dos servidores municipais, garantindo segurança financeira, equilíbrio atuarial e gestão dos benefícios previdenciários.

O IPAM foi formalmente instituído como autarquia municipal em 21 de fevereiro de 1994, estando registrado sob o CNPJ 05.508.993/0001-20 como entidade pública de previdência na cidade de Pedras de Fogo, Paraíba.

O principal objetivo é administrar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, abrangendo o recolhimento das contribuições patronais e dos servidores, concessão de aposentadorias e pensões, além da manutenção do equilíbrio financeiro e atuarial do regime.

Dados Cadastrais

CNPJ: 05.508.993/0001-20

Fundado em: 21/02/1994

Município: Pedras de Fogo/PB

Atividades Realizadas:
Arrecadação de contribuições
Concessão de benefícios (aposentadorias e pensões)
Gestão dos recursos investidos
Prestação de contas e transparência fiscal
3

ANÁLISE COMPARATIVA DAS ÚLTIMAS REAVALIAÇÕES ATUARIAIS

Objetivo da Análise:

- Identificar tendências e variações nos dados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS);

- Avaliar a evolução do equilíbrio atuarial do regime;

- Compreender os impactos de alterações cadastrais, econômicas e legais sobre os resultados atuariais;

- Apoiar a tomada de decisão dos gestores públicos e órgãos de controle, como Tribunais de Contas.

3.1

BASE CADASTRAL

A base cadastral utilizada na Avaliação Atuarial de um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é o conjunto de informações detalhadas e organizadas sobre os segurados vinculados ao regime, que serve de fundamento técnico para estimar obrigações previdenciárias presentes e futuras.

Composição da Base de Dados - 31/12/2024
ATIVOS
639

Servidores públicos em exercício

INATIVOS
298

Aposentados

PENSIONISTAS
64

Dependentes de servidores falecidos

TOTAL DE SEGURADOS: 1.001
Informações das Últimas Avaliações Atuariais
Indicador 2023 Var (%) 2024 Var (%) 2025 Var (%)
Quantidade de Segurados Ativos 686 - 671 -2,19% 639 -4,77%
Quantidade de Aposentados 269 - 270 0,37% 298 10,37%
Quantidade de Pensionistas 59 - 61 3,39% 64 4,92%
Média da base de Cálculo dos Segurados Ativos R$ 2.582,98 - R$ 3.329,83 28,91% R$ 3.745,46 12,48%
Média do Valor do Benefício dos aposentados R$ 2.832,77 - R$ 3.857,17 36,16% R$ 4.120,18 6,82%
Média do valor dos Benefícios dos Pensionistas R$ 1.403,73 - R$ 1.575,26 12,22% R$ 1.665,62 5,74%
Idade Média dos Segurados Ativos 46,98 - 48,03 2,23% 48,57 1,12%
Idade Média dos Aposentados 63,60 - 64,48 1,38% 64,77 0,45%
Idade Média dos Pensionistas 50,63 - 52,03 2,77% 53,55 2,92%
Idade Média Projetada para Aposentadoria 60,57 - 60,68 0,18% 60,66 -0,03%
Fonte: Avaliações atuariais de 2023 a 2025
Análise Comparativa 2025 vs 2024:
  • Redução de 4,77% no total dos ativos
  • Aumento de 10,37% no total dos aposentados
  • Aumento de 4,92% no total dos pensionistas
  • Toda massa de segurados teve um aumento gradativo anual nos seus salários e proventos médios
  • Idade média aumentou nesses anos de gestão de maneira suavizada
  • Idade projetada para aposentadoria dos servidores do IPAM manteve-se na média, constante
3.2

RECEITAS E DESPESAS PROJETADAS E EXECUTADAS

Tabela 1 - Receitas e Despesas projetadas e executadas
Ano Projeção (A) Var (%) Executado (B) Var (%) Diferença (A-B)
2022 R$ 57.928.746,01 -61,17% R$ 2.472.984,11 -37,82% R$ 55.455.761,90
2023 R$ 22.492.712,53 24,11% R$ 1.537.719,31 -37,82% R$ 20.954.993,22
2024 R$ 27.915.360,27 24,11% R$ 4.462.628,66 190,21% R$ 23.452.731,61
Receitas Totais R$ 108.336.818,81 -0,57% R$ 8.473.332,08 -36,95% R$ 99.863.486,73
2022 R$ 19.856.250,00 -0,57% R$ 1.382.724,96 -36,95% R$ 18.473.525,04
2023 R$ 19.743.056,25 -0,57% R$ 1.893.630,70 -36,95% R$ 17.849.425,55
2024 R$ 22.437.561,19 13,65% R$ 2.147.831,54 13,42% R$ 20.289.729,65
Despesas Totais R$ 62.036.867,44 -0,57% R$ 5.424.187,20 -0,57% R$ 56.612.680,24
Resultado Financeiro R$ 46.299.951,37 -0,57% R$ 3.049.144,88 -0,57% R$ 43.250.806,49
Análise do Resultado Financeiro:

Após a análise da tabela acima, foi constatado que nos anos entre 2022 a 2024 houve um resultado financeiro positivo de R$ 43.250.806,49, quando confrontado as receitas e despesas empenhadas e as projetadas nas avaliações atuariais dos anos supracitados. Fato esse que evidencia a qualidade e perspectiva de crescimento financeiro do IPAM de Pedras de Fogo na gestão atuarial e a manutenção da solvência do RPPS para arcar com as obrigações com seus segurados.

3.3

EVOLUÇÃO DOS RESULTADOS ATUARIAIS – ANÁLISE ATUARIAL

Tabela 2 - SITUAÇÃO ATUARIAL HISTÓRICA - MUNICÍPIO DE PEDRAS DE FOGO/PB
Variáveis de Resultados 2023 (31/12/2022) Var(%) 2024 (31/12/2023) Var(%) 2025 (31/12/2024) Var(%)
Provisão Benefícios Concedidos (1) R$ 136.591.708,02 - R$ 190.268.289,94 39,30% R$ 212.307.956,05 11,58%
Provisão Benefícios a Conceder (2) R$ 95.123.276,03 - R$ 143.937.847,40 51,32% R$ 157.008.998,16 9,08%
Provisões Matemáticas (3) = (1) + (2) R$ 231.714.984,05 - R$ 334.206.137,34 44,23% R$ 369.316.954,21 10,51%
(+) Ativos Garantidores (4) R$ 56.924.055,60 - R$ 63.954.379,19 12,35% R$ 67.762.927,33 5,96%
(-) Acordo de Parcelamento (5) R$ 32.154.083,85 - R$ 30.348.709,83 -5,61% R$ 32.684.199,36 7,70%
Patrimônio do RPPS (6) = (4) + (5) R$ 89.078.139,45 - R$ 94.303.089,02 5,87% R$ 100.447.126,69 6,52%
Resultado Atuarial (7) = (6) - (3) (R$ 142.636.844,60) - (R$ 239.903.048,32) 68,19% (R$ 268.869.827,52) 12,07%
(-) Créditos para Amortização de Déficit Atuarial – INTRA OFSS (8) R$ 220.421.840,61 - R$ 280.205.369,12 27,12% R$ 301.071.747,91 7,45%
Resultado Atuarial (Escrituração Contábil) (9 = 7 – 8) R$ 77.784.996,01 - R$ 40.302.320,80 -48,19% R$ 32.201.920,39 -20,10%
Índice de Cobertura das Provisões Matemáticas (ICpm) 24,57% - 19,14% - 18,35% -
Fonte: CADPREV – Resultados atuariais contidos na DRAA de avaliações anteriores
Ativos Garantidores

Verificou-se um crescimento de 5,96% nos ativos garantidores até 31/12/2024, resultado do aumento na arrecadação das contribuições e do retorno obtido com a carteira de investimentos no exercício de 2024.

Provisões

Registrou-se ainda um aumento de 9,08% na provisão para benefícios a conceder e uma elevação de 11,58% na provisão para benefícios concedidos, em razão das alterações na base cadastral, sobretudo pela entrada de novos servidores para aposentadoria e pelas revisões efetuadas nas premissas atuariais.

Resultado Final:

Mesmo com o aumento de 10,51% nas provisões matemáticas, os ativos garantidores apresentaram um crescimento de 6,52%, o que culminou em um superávit contábil de R$ 32.201.920,39 na Avaliação Atuarial 2025.

3.4

EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA

Tabela 3 - Resultado Financeiro do MUNICÍPIO DE PEDRAS DE FOGO/PB
Variáveis de Resultados 2023 (31/12/2022) Var(%) 2024 (31/12/2023) Var(%) 2025 (31/12/2024) Var(%)
Contribuição Patronal (Custo Normal) R$ 334.538,74 - R$ 421.838,88 26,10% R$ 451.864,27 7,12%
Contribuição Patronal (Custo Suplementar) R$ 446.878,54 - R$ 629.183,42 40,80% R$ 768.025,66 22,07%
Contribuição dos Ativos R$ 248.068,98 - R$ 312.804,26 26,10% R$ 335.068,84 7,12%
Contribuição dos Aposentados R$ 2.525,62 - R$ 9.043,11 258,06% R$ 12.944,73 43,14%
Contribuição dos Pensionistas R$ 0,00 0,00% R$ 0,00 0,00% R$ 0,00 0,00%
Receita Total (1) R$ 1.032.011,88 - R$ 1.372.869,67 33,03% R$ 1.567.903,50 14,21%
Despesas Previdenciárias (2) R$ 897.991,52 - R$ 1.188.915,23 32,40% R$ 1.389.459,61 16,87%
Situação Financeira (3) = (2) +(1) R$ 134.020,36 - R$ 183.954,44 37,26% R$ 178.443,89 -3,00%
Folha Salarial Mensais dos Ativos (4) R$ 1.771.921,27 - R$ 2.234.316,12 26,10% R$ 2.393.348,89 7,12%
Resultado sobre folha salarial (5) = (3) / (4) 7,56% - 8,23% - 7,46% -
Fonte: CADPREV – Resultados atuariais contidos na DRAA de avaliações anteriores
Análise da Situação Financeira:

Em relação à situação financeira do IPAM – Pedras de Fogo, verifica-se que na data focal da avaliação atuarial 2025 (31/12/2024) a arrecadação corrente foi superior às despesas com benefícios, gerando um superávit financeiro primário de R$ 178.443,89. Além disso, os anos de 2023 e 2024 apresentaram um percentual de resultado positivo sobre a folha salarial dos servidores do município, demonstrando a otimização e eficiência gestão dos recursos financeiros do IPAM.

Índice de Cobertura das Provisões Matemáticas (ICPm)

Indica a proporção dos ativos garantidores perante as provisões matemáticas (Obrigações do plano). Indica o grau de solvência do RPPS.

0% 18,35% 100%
18,35%

Pode inferir que quanto mais próxima a relação for de 1, mais o plano de benefícios teoricamente é solvente e mais próximo do equilíbrio atuarial, ao passo que quanto mais próximo de zero, mais o RPPS a longo prazo torna-se insustentável financeiramente.

Evolução do ICPm
Ano Índice Variação
2023 24,57% -
2024 19,14% -22,10%
2025 18,35% -4,13%

Para previdência do município é importante a relação entre essas duas variáveis supracitadas seja positiva, pois demonstra que o plano de custeio está coerente tecnicamente para acompanhar as evoluções das provisões matemáticas.

4

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A avaliação atuarial dos resultados do município de Pedras de Fogo/PB demonstra uma evolução satisfatória no desempenho atuarial do IPAM nesses 3 últimos anos. Além disso, conforme mencionado na Avaliação Atuarial 2025, recomendando-se a continuidade das alíquotas de custeio normal como medida necessária à preservação do equilíbrio financeiro e atuarial do regime previdenciário.

Perspectiva Financeira Positiva:

Sob a ótica financeira, foi observado um superávit entre as receitas correntes e os gastos com benefícios entre 2022 a 2024, o que demonstra uma boa liquidez do plano e à viabilidade para pagamento das alíquotas suplementares a longo prazo.

Sugestão Técnica para o IPAM – Pedras de Fogo:

Manter a consolidação da gestão atuarial como um processo contínuo e estruturado para a preservação do equilíbrio do Regime Próprio de Previdência Social, garantindo o cumprimento das obrigações com os segurados e a conformidade com os dispositivos legais e normativos vigentes.

Pedras de Fogo, 29 de julho de 2025.

VICTOR LINCOLN COSTA MACEDO

Atuário

Registro MIBA 3624

VJL CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA
CNPJ: 58.580.372/0001-14

VJL CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA

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RUA MACHADO DE ASSIS

CEP 58.013-330 – CENTRO - JOÃO PESSOA/PB

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Próxima Avaliação

Próxima avaliação atuarial prevista para:

Dezembro 2025

Com data de referência em 31/12/2025